Algumas palavras sobre a wicca

Wicca é uma das vertentes da religião da Deusa. Ela é uma religião basicamente nova, mas remonta a "religião da Deusa" que é um culto pré-histórico.
Suas origens contestadas residem na Inglaterra no início do século XX,mas foi popularizada nos anos 50 por Gerald Gardner, que na época chamava a religião de "culto às bruxas" e "bruxaria", e seus seguidores "a Wica".
A partir dos anos 60 seu nome foi normalizado para "Wicca".
OBs:A grande maioria das pessoas acredita que ela tenha surgido com os celtas, mas acontece que por tradição os celtas não deixaram seus conhecimentos por escrito e a informação era passda oralmente de mestre para discípulo.
Abrindo a possibilidade de a wicca ter incorporado diversas tradições de outros povos ao decorrer dos séculos.
Apesar de vários bruxos e bruxas seguirem muitas vezes correntes wiccanas diferentes,todos tem a mesma base.

Quatro leis básicas da wicca:

Saber: Para um aspirante a mago ou bruxo é fundamental o estudo. O saber virá depois de muito esforço e persistência e não somente de livros, mas de mestres e da experiência.
A força superior que nos criou está sempre criando e recriando oportunidades fantásticas de apredizado, mas nós, na maioria das vezes, sequer percebemos.
Quem ingressa no caminho da magia deve abandonar a ignorância. Agora ela não é mais desculpa.

Querer: A vontade é o ingrediente que faz a magia acontecer, uma espécie de fagulha. Você deve estar ciente do que realmente deseja e não usar a magia como uma moda passageira.
Aprenda a controlar seus instintos básicos. Eles podem confundi-lo.
Quando seu real desejo se manifestar, não haverá nada que esteja fora do seu alcance, mas você TEM que saber o que quer.

Ousar: É preciso ter coragem. Um mago ou uma bruxa é um ser que está disposto a transcender o que sabe de si mesmo e do mundo.
Será preciso ousar. Ousar ir adiante,levantar o véu, dar um passo maior, confiar... Parece fácil, mas é justamente aqui que muitos fracassam.
E o mais interessante é que os que desistem, não desistem diante de um perigo físico ou coisa assim.
Eles desistem diante do medo do que os outros podem pensar.
Quando baseamos nossas vidas no que os outros esperam, raramente conseguimos ir muito longe.

Calar: Quando falamos de magia,devemos saber para quem estamos falando. Converse sobre magia apenas com quem for receptivo,pessoas que apenas buscam um "inimigo" contra quem lutar verbalmente, não estão preparados para ouvir certos conhecimentos.
Um feitiço realizado também não deve ser comentado com ninguém,pois palavras ao vento disperçam o poder da magia.


Os wiccanos possuem uma espécie de consciência que os faz tratar o planeta como um ser vivo, com respeito e dignidade,protegendo e amando todos os seus filhos - homens, animais,minerais, vegetais -como irmãos.
Com amor à terra e à natureza e o respeito a tudo e a todos.
É uma religião politeísta, geralmente centrada na grande mãe. Algumas correntes tem seu pantão exclusivamente celta,outras admitem misturas.
Há uma pluralidade de maneiras de ser um wiccano. Há os que são simples, os que são mais rebuscados, os que realizam o encantamento em versos, os que fazem em línguas antigas e etc.
Mas cada caminho é único portanto não devemos julgar uns aos outros.
Quanto aos covens não há uma regra quanto ao sexo dos seus membros. Alguns covens são exclusivamente femininos, outros exclusivamente masculinos,outros mistos e outras pessoas ainda estudam sozinhas.
A wicca é uma religião que precisa ser vivida. Não é uma coisa que você faz uma vez por semana ou em determinadaos dias no ano.
Você precisa vivê-la a partir de agora!


Muita paz e Luz

1 comentários:

Donzela do Graal disse...

Belo resumo amida sobre essa arte e religião (assim vista por muito, incluindo a mim) que tanto enanta, liberta e traz paz e amor a cada um que a seguiiih! Quero agradecer a vc por todas as suas ajudas!
Beijos
E paz!

 
©2009 Elke di Barros Por Templates e Acessorios